O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o início do cumprimento da pena de Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como ‘Fátima de Tubarão’, informa o G1. Condenada a 17 anos de prisão em agosto deste ano, ela enfrentará a pena em regime fechado. A decisão é definitiva, uma vez que não há mais possibilidade de recursos contra a sentença.
A condenação foi resultado de sua participação nos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Durante o ataque, "Fátima de Tubarão" foi filmada incitando atos de violência. “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora,” declarou ela, em referência ao ministro Moraes, que conduziu o julgamento e a sentença contra a acusada.
O Supremo condenou Maria de Fátima com base em cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A soma das penas resultou em 17 anos de prisão.
Com a decisão de Moraes, será dado início ao processo de execução penal, com exames médicos para o início da pena e desconto do tempo em que "Fátima de Tubarão" esteve presa provisoriamente. Com informações 247
Comentários: