A Casa da Etnia Africana – Casa de Cultura Vó Isabel, em Santa Rosa, inicia nesta sexta-feira, 08, uma série de eventos para celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira, promovendo conscientização e respeito à diversidade étnico-racial. As atividades se estendem até o dia 13 de novembro e incluem homenagens, apresentações culturais, rodas de conversa e encontros religiosos.
Programação:
08 de novembro, sexta-feira
19h30: Homenagem a Vó Isabel, com apresentações do Grupo de Cantoterapia da Escola Recital, do grupo de dança Carimbó (Etnia/SESC) e performances de atabaques e cantos de terreiro.
20h30: Feijoada tradicional, com ingressos a R$ 45,00.
10 de novembro, domingo
9h às 16h: Encontro de Povos de Terreiro na Casa da Etnia Africana, coordenado pela Iyalorixá Silvia de Osun, integrante do NEABI da UFSM e do Conselho Estadual dos Povos de Terreiro. O evento é aberto ao público interessado no tema e terá almoço por adesão ao valor de R$ 35,00.
13 de novembro, quarta-feira
19h30: Roda de Conversa e Cine Fórum no Teatro do SESC, abordando temas como preconceito, racismo e intolerância religiosa com foco na situação das negras e negros no século 21. Entre os convidados para a discussão estão Clarice Thomaz, Paulo Francisco Alves e Rosane de Almeida.
Exposição DIVINDADES AFRICANAS
A exposição “Divindades Africanas” estará disponível no SESC até o dia 18 de novembro, quando será transferida para o campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Durante a FENASOJA, a mostra ficará na Casa da Etnia Africana – Casa de Cultura Vó Isabel.
Essas atividades são uma oportunidade para celebrar a história e as contribuições da população afro-brasileira, promovendo uma reflexão sobre a luta contra o racismo e o respeito à diversidade cultural.
Comentários: