A segunda-feira (13) trouxe um breve alívio da chuva em Porto Alegre, mas os efeitos dos temporais do fim de semana persistem, com os rios continuando a subir e mantendo o estado em alerta máximo para novas inundações.
A elevação dos níveis dos rios coloca o Rio Grande do Sul em estado de alerta, com o Taquari e o Caí já transbordando e áreas das Regiões Metropolitana de Porto Alegre e Sul do estado sofrendo com inundações. Até o momento, 616,9 mil pessoas precisaram deixar suas casas, enquanto 147 perderam suas vidas e 127 estão desaparecidas.
Embora a chuva perca intensidade a partir desta terça-feira (14) no estado, a situação de emergência persiste devido à elevação dos níveis dos rios. Municípios como Canoas e Pelotas estão orientando a evacuação de áreas de risco, e nas regiões do Vale do Taquari e Caí, moradores já foram obrigados a abandonar suas residências.
Em um cenário preocupante, o nível do Guaíba subiu de 4,78 metros para 4,86 metros em menos de duas horas, de acordo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre. Projeções da UFRGS indicam que a água pode alcançar 5,5 metros, ultrapassando o recorde da semana passada.
Comentários: