Nuvem prateleira impressiona moradores de Ibirubá, enquanto vendavais e tempestades causam estragos pelo RS
Ibirubá, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi palco de um fenômeno meteorológico impressionante na quarta-feira (23), quando uma nuvem-prateleira surgiu sobre o Centro da cidade, capturada em vídeo pela moradora Sara Friedrich. Segundo a Climatempo Meteorologia, esse tipo de formação — uma nuvem cumulunimbus em forma de onda — frequentemente antecede tempestades e ventos fortes, causados pela rápida elevação do ar quente sobre o ar frio. Embora tenha chovido brevemente, a cidade não registrou tempestades severas. A Climatempo apontou que a precipitação atingiu 28 mm e as rajadas de vento chegaram a 51 km/h.
No entanto, outras regiões do estado enfrentaram condições meteorológicas adversas na quinta-feira (24), em razão da passagem de um ciclone extratropical entre o RS e o Uruguai, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ventos superiores a 100 km/h provocaram diversos danos na Região Central do estado. Em São Francisco de Assis, um galpão de uma cooperativa agrícola teve o telhado arrancado pela força dos ventos, enquanto em Santa Maria, as rajadas de até 104 km/h derrubaram árvores e causaram estragos no Hospital Casa de Saúde e na UPA 24 Horas, onde um alagamento afetou diversos leitos.
Outras cidades também foram afetadas. Em Cacequi, a cobertura de um depósito de calcário foi destruída, enquanto moradores de alguns bairros de Rosário do Sul ficaram sem energia elétrica. Em Porto Alegre, os ventos, que chegaram a 83 km/h ao meio-dia, derrubaram árvores em vias importantes como a Av. Vicente Monteggia, Rua da Prudência, Rua Pedro Ivo e Rua Xavier Ferreira, atingindo o bairro Cavalhada e adjacências.
A Defesa Civil estadual monitora a situação e deve divulgar um balanço dos estragos nas próximas horas.Com informações da g1rs
Comentários: