Portal Houve e Comunicação

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
Johnny Tatoo
Johnny Tatoo

Mundo

Indústria da proteína animal faz alerta sobre risco de desabastecimento

DESABASTECIMENTO

André Garcia
Por André Garcia
Indústria da proteína animal faz alerta sobre risco de desabastecimento
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O excesso de chuva que deixou boa parte do Rio Grande do Sul debaixo d’água reflete na produção de alimentos, o que deverá impactar a oferta de alguns itens nos próximos dias

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota, ontem, em que informa que 10 unidades produtoras de carne de aves e de suínos localizadas em território gaúcho estão paralisadas ou “com dificuldades extremas de operar pela impossibilidade de processar insumos ou de transportar colaboradores”. O Rio Grande do Sul é responsável por 11% da produção nacional de carne de frango e 19,8% do setor de suínos. 

Mas o motivo de maior preocupação para o consumidor está no penúltimo parágrafo da nota. Conforme o texto, “há temor de que, além dos problemas já vivenciados hoje, a população gaúcha deverá enfrentar desabastecimento de produtos até a retomada do sistema de produção – o que poderá demorar mais de 30 dias”. 

Publicidade

Leia Também:

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, explica que há o risco de um “comprometimento no abastecimento”, com dificuldades de atender determinadas regiões. 

— Há um grande esforço para que o consumidor não seja prejudicado, que ele consiga manter a segurança alimentar, não naquele nível que ele está acostumado, mas estamos fazendo os maiores esforços para conseguir manter comida na mesa dos gaúchos — afirma Santin, que evita falar sobre impacto no preço das carnes. 

As indústrias que apresentam problemas para operar estão situadas principalmente nos vales do Taquari e do Rio Pardo. Outro fator que desafia o segmento é a produção e o fornecimento de ração para os animais. 

Em meio ao caos, uma boa notícia é que duas das plantas que haviam interrompido a produção retomaram ou estão prestes a retomar o trabalho, ainda que abaixo da capacidade total.

FONTE/CRÉDITOS: GZH
Comentários:
Tchê Farmácias
Tchê Farmácias
Metaservers
Metaservers

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )